Com suas grutas, trilhas, picos, mirantes e mais de 80 cachoeiras. O Vale acolhe quem deseja se afinar com a natureza. As cachoeiras estão entre as principais atrações de Aiuruoca. Os acessos não são dos mais fáceis - a maioria exige enfrentar estrada de terra e caminhadas por trilhas que variam de dez minutos a duas horas. Mesmo assim, é grande a procura pelas belas quedas, entre elas a dos Garcias, com 30 metros e poço perfeito para banhos.

Atrativos

Pico do Papagaio - Caminhada com 7 horas de duração (Ida e Volta) dentro do Parque Estadual da Serra do Papagaio, exigindo da pessoa algum preparo físico. Aconselhável levar água, lanche, e blusa. A trilha passa por trechos de Mata de Candeial, Campos Rupestres e Floresta Tropical de Altitude. Chegando ao cume o visitante tem uma visão de 360 graus da região e está a uma altitude de 2100 metros. Vale dos Garcias - Nesse roteiro você pode visitar o Poço do Joaquim Bernardo, local excelente pra pessoas da 3ª idade ou famílias. Também se pode visitar a Cachoeira do Tiziu, Cachoeira da Esperança, Prainha e a Cachoeira dos Garcias. O vale tem um visual de altitude e sua vegetação e parecida com Serrado e nas partes mais altas aparecem os Campos de Altitude. Vale do Matutu - Roteiro com várias e diferentes atrações, aconselhável antes de começar sua visitação, procurar informações no Casarão do Matutu com o Lázaro. Pode-se visitar a Cachoeira das Fadas, Cachoeira do Fundo, Cachoeira dos Macacos, Cabeça do Leão, além de trilhas de Bike e cavalos, Arvorismo, Terapias e Massagens.

Distância*

155 Km

Tempo de Viagem*

3h

Altitude

990 m

Quando Ir

A melhor época é a seca, que vai de maio a setembro. Evite o período entre dezembro e março, quando as chuvas constantes deixam as estradas de terra intransitáveis.